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Sou de Fato regenerado? – John Stott


O sinal indispensável

Em uma de suas reuniões para o chá semanal, alguém perguntou a Simeon: (Charles Simeon 1758-1836) "Que característica o senhor considera a principal marca da regeneração?". Essa foi uma pergunta investigativa. Com a atual popularidade do "movimento do novo nascimento", uma pessoa pode chegar a imaginar como a média dos cristãos evangélicos responderia a essa pergunta hoje.

Esta foi a resposta de Simeon: "O primeiro sinal indispensável é a aversão e a repugnância a si mesmo. Nada aquém disso pode ser considerado como evidência de mudança real... Gostaria de ver mais entre nós esse espírito contrito, humilde e quebrantado. Esse é o espírito que pertence aos pecadores que condenaram a si mesmos... O sentar-se no pó é algo que agrada muito a Deus... Se eu puder estar com o cristão cujo coração está quebrantado, prefiro estar com ele a com todo o resto... Se eu estivesse lhe dizendo as minhas últimas palavras em vida, não lhe diria nada diferente do que acabei de dizer. Tente viver nesse espírito em que você sente repugnância por si mesmo e deixe que ele, habitualmente, marque sua vida e sua conduta".

"Aversão a si mesmo", "condenação de si mesmo", "repugnância a si mesmo". Essas palavras ofendem os ouvidos modernos. A mania contemporânea é a busca de uma auto-imagem superior e melhor. Somos exortados, de todos os lados, a amar a nós mesmos, perdoar-nos, respeitar-nos e afirmar-nos. E, certamente, como em todas as heresias, há alguns elementos de verdade nisso. Pois devemos, cheios de gratidão, firmar-nos como criaturas feitas à imagem de Deus e como filhos de Deus redimidos por Cristo em quem o Espírito habita. Devemos regozijar-nos grandemente por essa misericórdia de Deus, nosso Criador e Salvador, e há muitos conselhos quanto a essa alegria nos sermões de Simeon.

Uma coisa, porém, é regozijar-nos em Deus, e outra é regozijar-nos em nós mesmos. O gabar-se de si mesmo e a adoração a Deus são mutuamente incompatíveis. Aqueles que se têm em alta consideração sempre têm uma visão inferior de Deus.

As 5 expressões evangélicas mais sem sentido usadas nas Igrejas

Segue a lista de expressões que perderam (ou nunca tiveram) o sentido ao longo das experiências “cristãs” ensinadas pelas Igrejas.

5 – EXORTAR
Essa expressão é usada de modo equivocado em 100% das Igrejas. Segundo qualquer dicionário, exortar significa “animar, incentivar, estimular”. Logo, exortar o irmão que está em pecado na verdade não significa repreende-lo. Quem está vivendo no erro não precisa de um incentivo, mas de um auxílio.

4 – LEVITA
Essa morreu no Antigo Testamento. Os Levitas eram descendentes da Tribo de Levi, e eram encarregados de TODO O SERVIÇO no Templo. Mas Levita tem sido usado como sinônimo de músico. Besteira pura! Pra começar a música no serviço levítico era a menor das tarefas. A faxina, organização e carregar peso nas costas, isso sim era a parte mais importante do trabalho. Levando em conta que não somos judeus, não somos descendentes daquela tribo e também lembrando que o Templo não existe mais, então estamos dispensados do serviço levítico. Músico é músico. Ponto.

3 – PROFETA
Segundo a Bíblia, profeta é aquele que revela a vontade de Deus ao povo. Simples assim. Porém tornou-se comum considerar que profeta é uma espécie de adivinho. Heresia pura! Considerando que TODA A REVELAÇÃO está em Cristo Jesus e que o conhecimento acerca desta revelação está contida nas Escrituras,um profeta legítimo não deve adivinhar nada, mas proclamar de maneira compreensível as coisas que estão contidas na Palavra de Deus. Por isso Paulo afirma que o dom de profetizar é o dom mais excelente. E se você ainda paga pau bajula os adivinhos, lembre-se que ADIVINHAÇÃO é pecado.

2 – UNÇÃO
Como dizem por aí, UNS SÃO, outros NÃO SÃO. Agora falando sério… a expressão unção virou clichê na boca de crente. É unção disso, unção daquilo… tudo sempre buscando atender ao interesse economico; ou garantindo o controle das massas sob o pretexto de que UNÇÃO É PODER. Pra começar no Novo Testamento a palavra unção só é usada no sentido de afirmar que Cristo está em nósLogo, ter unção é ter Cristo. Em todos os outros contextos, há ensinos explícitos sobre o ato de “ungir” pessoas, que seria orar com óleo, pedindo a Deus por curas específicas. Há algum poder neste óleo? Não mesmo. Mas é bom lembrar que no contexto bíblico, óleo também era considerado remédio para muitas doenças.

1 – ATO PROFÉTICO
Essa é a campeã da lista de heresias. Se sua igreja usa essa expressão, então a teologia por aí tem sido profundamente contaminada com valores neopentecostais.Pra começar não existe a expressão “ato profético” na Bíblia. Essa expressão surgiu na verdade como uma tentativa de disfarçar o conceito de podemos fazer coisas que “movem a mão de Deus” na direção de nossos desejos. Ou seja, heresia pura.

Meu conselho é… cuidado com as expressões. Por que as mínimas coisas podem revelar grandes besteiras. Vão com Deus!

Ops! Como alguém poderia ir “sem Deus”, se Deus é onipresente e está em todos lugares mesmo antes de eu pensar em me mover?