"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!" (Romanos 11.33)
Já temos visto que Deus o Pai é soberano em escolher certas pessoas para que sejam salvas do pecado, e também temos visto que Deus o Filho é soberano em morrer para salvar os escolhidos. Neste capítulo veremos que Deus o Espírito Santo é soberano na salvação. Ele chama eficazmente àqueles que Deus tem escolhido e aplica-lhes os benefícios da morte de Cristo.
Do que já temos aprendido, era de se esperar que fosse assim. Se Deus o Pai escolheu certas pessoas e Deus o Filho morreu por elas, o Espírito Santo deveria aplicar-lhes os benefícios da morte de Cristo. E isto é exatamente o que a Bíblia ensina.
Em João 3:8 lemos que o vento "assopra onde quer". Nós ouvimos seu som, mas não podemos dizer de onde vem e aonde vai.
Assim é com todo aquele nascido do Espírito. Neste versículo a ação do Espírito Santo é comparada com o vento. Tal como o vento assopra "onde quer", assim o Espírito Santo obra onde lhe apraz. Assim como nós não podemos dizer de onde vem o vento e aonde vai, assim também não podemos ver como e onde operará o Espírito Santo. O vento assopra quando, onde e como a ele lhe apraz, ou pelo menos assim nos parece a nós.
Desde a nossa perspectiva humana, o vento é soberano no que faz. Assim também o Espírito Santo é soberano no que faz. Em ocasiões, o vento assopra suavemente e em outras, barulhentamente. Também o Espírito Santo às vezes opera suavemente, de maneira que não podemos discernir, e em outras, opera poderosamente, de forma que todos podem ver. O Espírito Santo faz o que lhe apraz. Neste capítulo queremos mostrar que o Espírito Santo é soberano em trazer os escolhidos ao novo nascimento.
Primeiro, sabemos que as pessoas mortas em pecado não podem vivificar-se a si mesmas espiritualmente. Nós não fizemos nada a respeito de nosso nascimento físico, e do mesmo modo não podemos fazer nada em relação com o nosso nascimento espiritual. Segundo João 5:24, este nascimento novo significa "passar de morte para a vida". Uma pessoa espiritualmente morta não pode vivificar-se a si mesma, tal como uma pessoa fisicamente morta também não pode ressuscitar-se. João 6:63 diz: "O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita". (Outros textos que afirmam o mesmo ponto são: João 1:13; 5:21; 3:5-6; Tiago 1:18; 1 Pedro 1:23; Efésios 2:5, etc.). porém, fica claro que o Espírito Santo não dá a nova vida a todos.
Por que não? A resposta comum a esta pergunta é que nem todos confiam em Cristo. Muitos dirão que o Espírito Santo só dá a vida espiritual às pessoas que acreditam primeiro em Cristo. Mas esta resposta coloca as coisas numa ordem errada. Não é a fé a que conduz à vida espiritual, mas a nova vida espiritual que nos é concedida traz com ela a fé. A fé salvadora não é algo que temos por natureza. 2 Tessalonicenses 3:2 diz que nem todos os homens têm fé. Efésios 2:1 diz que por natureza estamos mortos em nossos delitos e pecados. Então, se estamos espiritualmente mortos, não podemos ter fé, porque a gente morta não pode crer em nada.
Segundo, a Bíblia ensina claramente que a obra do Espírito Santo de dar vida espiritual acontece antes que tenhamos fé em Cristo. (Ou seja, que a regeneração precede à fé ou, em outras palavras, a fé vem como resultado do novo nascimento). Em 2 Tessalonicenses 2:13 diz: "...por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade". Aqui nos fala que os Tessalonicenses tinham sido eleitos e foram "apartados" ou "separados" pelo Espírito Santo antes que cressem na verdade. A palavra santificação neste versículo tem o significado de "separar" ou "pôr aparte para os usos de Deus". Então, que significa aqui ser "apartado" pelo Espírito Santo? Imagine que 100 pessoas escutam o evangelho da salvação pela fé em Cristo; mas só uma pessoa crê. Esta pessoa tem nascido de novo espiritualmente e agora tem nova vida. Tem sido "apartada" ou "separada" das outras 99 que não acreditaram. Assim, 2 Tessalonicenses 2:13 nos explica que as pessoas que Deus tem escolhido são afastadas pelo Espírito Santo a fim de que creiam a verdade.

(Nota do tradutor: Esta obra do Espírito Santo de colocar aparte é comumente denominada "o chamamento eficaz", porque é um chamamento especial que o Espírito Santo realiza nos escolhidos, assegurando que se arrependam e acreditem em Cristo). A ordem das coisas é muito importante. Primeiro Deus escolhe; segundo, ocorre o chamamento do Espírito Santo ao "chamar" ou "separar" (santificar) os escolhidos; e por último, vem a fé na verdade. Esta é a mesma ordem assinalada em 1 Pedro 1:2, que diz assim: "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência..." (Ou seja, para a obediência do evangelho). Antes que cheguemos a crer em Cristo, tem que suceder primeiro a obra do Espírito afastando-nos, e ainda antes disso é a eleição de Deus.
Assim sendo, podemos ver que a obra do Espírito Santo é uma parte necessária do plano de Deus para o seu povo. Se Deus somente tivesse dado a Cristo para morrer pelos pecadores, nenhum pecador teria sido salvo. A obra do Espírito Santo é vital. O Espírito tem que obrar primeiro no coração antes que qualquer pecador possa ver a sua necessidade de ser salvo do pecado. Os pecados necessitam ser renascidos e capacitados com uma disposição nova para poder receber a Cristo. Ou seja, sem esta obra do Espírito Santo ninguém acreditaria. Embora o evangelho da salvação fosse predicado repetidas vezes, ninguém acreditaria em Cristo sem a obra do Espírito Santo em seus corações. Por que é assim? Devido a que por natureza toda pessoa odeia a Deus e não está disposta a se arrepender nem a acreditar em Cristo.
Portanto, é devido a que o Espírito Santo opera no coração dos escolhidos que estes crêem.
Tem começado Deus o Espírito Santo a trabalhar em seu coração? É você um crente em Cristo Jesus? Deseja ser um crente? Ouça! Se você deseja crer em Jesus Cristo, algo o tem feito diferente de todos aqueles que rejeitam vir a Cristo. O fato de que você procura a salvação em Cristo Jesus é uma evidência de que o Espírito Santo está chamando você.
Não significa isto então que você é uma das pessoas pelas quais Cristo morreu?
Pense nisso!)
TEXTOS BÍBLICOS:
Filipenses 2:12-13: "De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade".
2 Tessalonicenses 2:13: "Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade"
Lucas 10:21-22: "Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar".
João 6:37: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora".
2 Timóteo 1:9: "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos".